Rubens Paiva |
Rubens Beyrodt Paiva (Santos, 26 de dezembro de 1929 — desaparecido em 20 de janeiro de 1971) foi um engenheiro civil e político brasileiro desaparecido durante o regime militar. Rubens é um dos 183 desaparecidos políticos cujo paradeiro a Comissão Nacional da Verdade quer investigar. Pesquisamos algumas fontes que relatam informações sobre o que poderia ter acontecido com o político depois que desapareceu.
Separamos um recorte, de 08.10.1986, encontrado em http://www.arqanalagoa.ufscar.br/ onde Paulo Moreira Leite discorre sobre o mistério em torno desse desaparecimento.
Também achamos uma reportagem da Veja: Marcelo Rubens Paiva e o pai: 'Tormento que não acaba'. Publicada em 21.09.2013, onde o filho de Rubens Paiva fala sobre o sofrimento de pensar em seu pai torturado e também faz uma análise sobre a tortura no Brasil e no Mundo:
“No dia 20 de janeiro de 1971, seis agentes da Aeronáutica invadiram a minha casa no Rio com metralhadoras e levaram meu pai, Rubens Beyrodt Paiva, ex-deputado do PTB, cassado pela ditadura em 1964, para a Base Aérea do Galeão. Uma enviada do Chile, a professora Cecília Viveiros de Castro, presa no aeroporto, havia ligado pouco antes para ele, dizendo que lhe trazia cartas e documentos de exilados brasileiros. Meu pai auxiliava, como muitos no Brasil, a fuga de perseguidos pela ditadura, escondia lideranças banidas, socialistas ou comunistas, em casa, ajudava financeiramente estudantes cassados. Como José Serra, ex-presidente da UNE, um maltrapilho esfomeado que perambulava por Paris depois de expulso do Brasil.”
Matéria na íntegra: http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/marcelo-rubens-paiva-um-tormento-que-nao-acaba
Por último, deixamos um vídeo de uma reportagem feita por Miriam Leitão e o jornalista Cláudio Renato para a GloboNews postado no dia 02.03.2012 no O Globo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário